Cada vez mais ouvimos falar sobre chocolate "bean to bar" ou traduzido para o português da "amêndoa a barra", esse processo de produção é quando você consegue rastrear a fabricação do chocolate desde a seleção das amêndoas de cacau até a moldagem na embalagem final!
Esse processo tem crescido cada vez mais no Brasil, principalmente na região do Sul da Bahia e Amazônia. O interessante é que esse modelo valoriza e fortalece a comunidade local e o pequeno empreendedor. Atualmente esse seria um das maneiras mais comuns, mas existe também o "tree to bar" onde o é feito desde o cultivo do cacau.
A cacauicultura brasileira vem se fortalecido muito nos últimos anos com a tendência de se adequar cada vez mais aos moldes internacionais seguindo esses padrões mundiais para disponibilizar um cacau de alta qualidade e cada vez menos processado.
O grande benefício de utilizar o processo "bean to bar" é poder diversificar com alguns produtores locais da região, caso as amêndoas de cacau do produtor principal tenha sofrido alguma questão, e não esteja em linha com a qualidade exigida do produção. E você, também é fã de chocolate bean to bar? Já conhece os nossos sabores?