Por aqui nós amamos o sabor frutado do cacau vindo da Bahia, é realmente muito especial o aroma e o sabor especial que só ele tem.

O clima tropical úmido, o modo de produção e o famoso método cabruca plantado sob a sombra das florestas da Mata Atlântica dão todo o toque especial no aroma e sabor do cacau da região.

Em 2021, a Bahia bateu recorde de produção de cacau no país, conforme reportado pelo Correio24horas em 09/02/22 por Gil Santos. A região que mais entrega essa produção é no Sul do estado, mais recentemente os agricultores do Oeste também tem aumentando seu interesse pela produção de cacau.

 

Em muitos locais na região, o cacau é o principal produto da economia. São diversos produtores e associações envolvidos nesse processo. O aumento no preço dos insumos como: fertilizantes, e adubos são o maior desafio além da falta de investimento que dificultam ainda mais a produção. Além disso, o cacau é uma commodity negociada principalmente nas bolsas de Nova York e Londres, o que acaba deixando a produção refém de questões globais.

O cacau sofreu algumas mudanças genéticas devido a praga mais conhecida como "vassoura-de-bruxa", isso favoreceu para ter um aumento na diversificação de tipos de semente, além de ter se tornado mais resistente as pragas. Sendo assim, as sementes são escolhidas em linha com a finalidade do produto final, se for um chocolate bean to bar seria um determinado tipo de semente, para um chocolate menos gourmet seria outro tipo de semente.